Terminais se complementam
Com o surgimento e ascensão do Porto do Pecém e com a complicação logística no terminal do Mucuripe, surgiu rapidamente comentários de que o novo porto abarcaria com o antigo, que seria extinto. Esse posicionamento, que é reforçado pelo diretor do Centro de Estudos em Logística (CEL), Paulo Fleury, logo foi rechaçado. Um consenso entre os administradores dos dois principais complexos portuários é de que a possibilidade da absorção da movimentação de um pelo outro é amplamente descartada.
“Uma concorrência entre os dois portos seria burra”, defende o presidente da Companhia Docas, Sérgio Novais. Segundo ele, a presença de dois portos no Estado potencializa a capacidade de investimentos virem se colocar por aqui. “O Porto do Pecém é off shore, com outras características. Já o do Mucuripe possui calado natural, sem assoreamento. Eles se complementam”, afirma.
Necessidade
Na mesma lógica pensa o diretor de Operações e Infra-estruturas da Cearáportos, Humberto Castelo Branco. “Os quatro maiores armadores que atuam no Estado operam nos dois portos, optando entre um e outro no que depende da sua linha”, informa. “O Pecém é muito industrial. O Mucuripe atenderia a outra demandas”, acrescenta Castelo Branco.
“Tem muita coisa acontecendo no Ceará, tanto no comércio, como na indústria e no turismo. Precisamos dos dois portos”, conclui.
A necessidade de se definir que papéis cada um dos portos deverá assumir fez com que se pensasse na elaboração de um plano de integração entre Mucuripe e Pecém. O governador Cid Gomes (PSB) já autorizou a licitação do plano. E a previsão, segundo afirma o presidente da Companhia Docas, Sérgio Novais, é de que o edital seja lançado ainda esse ano.
A convivência entre dois ou mais portos em um mesmo Estado é realidade em várias localidades do País.
Assim como o Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, no Nordeste, também possuem dois terminais portuários. Já a Bahia, por sua vez, possui três portos em sua costa. Descendo para as regiões Sul e Sudeste, o número se eleva ainda mais. Só os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul possuem, cada um, cinco terminais portuários. Santa Catarina, com uma costa oceânica menor que a cearense (com 450 quilômetros, enquanto que, no Ceará, são 578 quilômetros), contempla quatro equipamentos destes. (SS)
“Uma concorrência entre os dois portos seria burra”, defende o presidente da Companhia Docas, Sérgio Novais. Segundo ele, a presença de dois portos no Estado potencializa a capacidade de investimentos virem se colocar por aqui. “O Porto do Pecém é off shore, com outras características. Já o do Mucuripe possui calado natural, sem assoreamento. Eles se complementam”, afirma.
Necessidade
Na mesma lógica pensa o diretor de Operações e Infra-estruturas da Cearáportos, Humberto Castelo Branco. “Os quatro maiores armadores que atuam no Estado operam nos dois portos, optando entre um e outro no que depende da sua linha”, informa. “O Pecém é muito industrial. O Mucuripe atenderia a outra demandas”, acrescenta Castelo Branco.
“Tem muita coisa acontecendo no Ceará, tanto no comércio, como na indústria e no turismo. Precisamos dos dois portos”, conclui.
A necessidade de se definir que papéis cada um dos portos deverá assumir fez com que se pensasse na elaboração de um plano de integração entre Mucuripe e Pecém. O governador Cid Gomes (PSB) já autorizou a licitação do plano. E a previsão, segundo afirma o presidente da Companhia Docas, Sérgio Novais, é de que o edital seja lançado ainda esse ano.
A convivência entre dois ou mais portos em um mesmo Estado é realidade em várias localidades do País.
Assim como o Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, no Nordeste, também possuem dois terminais portuários. Já a Bahia, por sua vez, possui três portos em sua costa. Descendo para as regiões Sul e Sudeste, o número se eleva ainda mais. Só os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul possuem, cada um, cinco terminais portuários. Santa Catarina, com uma costa oceânica menor que a cearense (com 450 quilômetros, enquanto que, no Ceará, são 578 quilômetros), contempla quatro equipamentos destes. (SS)
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